quarta-feira, 7 de março de 2012

Formação sobre o Youcat (Catecismo Jovem)


Toda quinta, 22h15min, pelo nosso grupo no Facebook (pesquise por Youcat Arquidiocese de Niterói) ou diretamente pelo portal livestream.com (mesma pesquisa), é possível acompanhar as aulas sobre o Youcat, o Catecismo Jovem da Igreja Católica. Você pode também fazer suas perguntas e comentários no chat.
A ideia dessas aulas veio, é claro, por inspiração do próprio Papa Bento XVI, que na introdução do Youcat faz esse apelo aos jovens, para que conheçam com profundidade a fé católica, e estudem o catecismo sozinhos e em grupos nas paróquias, em casais a namorar e nas redes sociais...
A partir daí um grupo de meninas da nossa Arquidiocese, de diversas paróquias, começou a tentar concretizar essa ideia. E como estive com essas jovens na JMJ em Madrid, elas me propuseram que eu ficasse à frente dessas formações. Eu topei prontamente, mesmo sem conhecer muito como seria isso.
Elas me explicaram a ideia, seria uma espécie de aula virtual, com a participação dos jovens por perguntas e comentários. Escolhemos dia e hora; para mim tinha que ser depois das 22h, pois é a hora que saio da Igreja. Acabou sendo conveniente, pois é a hora em que os jovens já estão em casa, e frequentemente já nas redes sociais. Propus terça ou quinta, pois quarta tem futebol, a rapaziada gosta de ver, eu inclusive rsrs, e sexta é comum ter uma festinha, uma happy hour, e o pessoal teria q faltar... Ah, e segunda é a folga dos padres, às vezes saímos juntos, ou ficamos conversando, é melhor para mim ficar com o horário livre.
Escolhemos então quinta às 22h15min e elas me deram todo o tutorial, cada passo para eu baixar os aplicativos, fazer o login no livestream e no procaster (o primeiro transmite online, o segundo grava o arquivo).
Começamos no dia 30 de setembro, e desde então estamos nos mantendo fiéis. Só não tivemos aula em uma ocasião, no dia 12 de janeiro, porque eu estava de férias e não consegui preparar a aula nem o material. Cada formação tem em torno de 1h15min, 1h30min. Tivemos uma aula presencial, na paróquia em que sou Vigário, a São Judas Tadeu, em Icaraí, no dia 15 de dezembro, mas às 20h. Foi muito bom para nos conhecermos e fortalecermos os nossos laços. Essa formação também foi transmitida e está arquivada com as outras, normalmente (mas o áudio está pior que o das outras, por causa do microfone).
Estou muito animado com as aulas, e também o grupo. Somos em torno de 20 membros online, às vezes um pouco mais ou menos, e a participação é muito boa, com perguntas, dúvidas e comentários. Nós falamos dos temas com profundidade, mas às vezes também com bom humor. Sabemos de muita gente q não pode assistir online, mas depois tem visto e comentado os vídeos gravados.
Costumo preparar as aulas durante a semana, e na formação usamos o Youcat em Português e também a edição em espanhol, quando há diferenças nos comentários (são pequenas, mas existem). Usamos também o Catecismo da Igreja Católica como auxílio e, é claro, a Sagrada Escritura, indispensável. Às vezes até mais de uma tradução...
É claro que já vemos alguns primeiros frutos espirituais, no entusiasmo e fidelidade dos jovens. Mas os frutos maiores só veremos com o tempo, é claro... Para mim, pessoalmente, está sendo um ótima oportunidade de repassar com atenção o catecismo, para estudar cada tema que devo transmitir aos jovens. E busco também outros materiais, documentos do Vaticano II, livros em geral etc. Quanto aos jovens, tenho repetido que o importante é mantermos a constância, semana após semana. Nossa ideia seria terminar o Youcat (que tem 527 números), antes da JMJ no Rio, em 2013. Mas pelo ritmo em que estamos, provavelmente não vamos conseguir. Não importa, melhor caminharmos sem pressa, tratando de cada tema com a atenção que merece.
É estimulante ver tantos jovens sedentos de conhecer e amar cada vez mais o nosso Deus e a Verdade que Ele nos revelou em Seu Filho. E é gratificante para o meu sacerdócio constatar que tenho sido instrumento de Deus para formá-los.
Que a Nossa Mãe e Senhora, que meditava e guardava no coração as palavras que ouvia, nos ajude a permanecer fiéis ao Seu Filho, seguindo seu exemplo.
Abaixo, o link para o nosso canal no livestream.com:
Vale notar que todas as aulas estão numeradas e nomeadas de acordo com a data.
Espero que gostem!

Um comentário: